Rating: 3.6/5 (7 votos)

Partilhe esta Página




Total de visitas: 956

História WWE

História WWE

A história da promoção agora conhecida como World Wrestling Entertainment começa devido a um desentendimento. Toots Mondt (ex-lutador e inventor da fórmula de combates pré-determinados) era o booker e promotor da NWA Capitol Wrestling, ou seja, a divisão da área nordeste da National Wrestling Alliance, uma aliança de pequenas promoções de pro-wrestling, dividida por áreas.
Toots Mondt era o responsável pelo booking do então NWA World Champion, "The Nature Boy" Buddy Rogers. O problema e que este booker raramente deixava o Buddy Rogers defender o seu titulo fora da zona nordeste, o que deixava os outros promotores insatisfeitos.
Mondt e Vincent J. McMahon (Vince McMahon Sr.), outro promotor da NWA Capitol Wrestling queriam manter Buddy Rogers e o NWA World Title na zona nordeste, mas Buddy Rogers não queria perder os $25000 depositados no cinto.
A 24 de Janeiro de 1963, em Toronto, Ontario, Canadá, Buddy Rogers perde o título para Lou Thesz, num combate de apenas one-fall. Vince McMahon Sr. e os outros promotores da NWA Capitol Wrestling recusam-se a reconhecer Lou Thesz como NWA World Champion, pois defendiam que combates para o título deviam ser de 2-out-of-3 falls, mais comuns na época.
Foi neste ambiente que Vince McMahon Sr. e Mondt decidem criar a sua própria promoção de wrestling, desligada da NWA, e criam um novo titulo, o World Wide Wrestling Federation Title (WWWF World Title), que oferecem a Buddy Robers, em Abril de 1963, desculpando-se diante dos outros promotores da NWA dizendo que ele ganhou esse novo título num torneio que se realizou no Rio de Janeiro, Brasil, onde venceu Antonino Rocca na final, apesar de tal ser fictício.
Com este título decidem então criar uma promoção, a World Wide Wrestling Federation (WWWF), com Buddy Rogers reconhecido como primeiro campeão da promoção, uma promoção que além de ter um nome mais "pomposo" e atractivo que "NWA Capitol Wrestling" cobria a zona Este dos Estados Unidos, mas não se pode dizer que fosse propriamente uma federação "worldwide", como indicado no seu nome.
Buddy Rogers, WWWF World Champion, era suposto ter um longo reinado como campeão, mas a 17 de Maio de 1963, Buddy Rogers perde o WWWF World Title para Bruno Sammartino, em 47 segundos, devido a ter sofrido um ataque cardíaco pouco tempo antes do combate. Buddy Rogers retira-se (regressando apenas em 1967) e Bruno Sammartino inicia o seu longo reinado como WWWF World Champion / WWWF Champion (8 anos!).
Algum tempo depois da criação da WWWF, a união entre McMahon-Mondt chega ao fim, quando Toots Mondt, que tinha estado ligado ao wrestling desde muito cedo, perde o seu interesse pela WWWF e vende a sua parte a Vince McMahon Sr., ficando este com total controlo da companhia.
Em 1971, a WWWF volta a fazer parte da NWA como uma promoção regional, e o WWWF World Title e obrigado a mudar de nome para WWWF Title, um título regional.